Translate

domingo, 29 de maio de 2011

VEGETARIANO EM 10 PASSOS !



Como começar a se tornar vegetariano em 10 passos...



* Quer seja pela sua saúde, respeito aos animais, o meio ambiente ou qualquer outro motivo, quem sabe que no fundo, igual a muitos outros, você esteja considerando tornar-se vegetariano.

* Assim, vamos fornecer-lhe algumas pistas para começar, ou talvez ir pensando em como começar... procure se abrir para um estilo de vida ativo, saudável, ético e que colabore com a vida, a sua própria e a do planeta em que você vive, porque estas são as suas casas.

1-INVESTIGUE!
Pesquise. Informe-se. Estude quais os motivos que levaram tantas pessoas a deixar a carne. Veja alguns exemplos de personagens históricos em diversas áreas que eram vegetarianos. Descubra que ser vegetariano é fácil e saudável. Saiba acerca dos mitos que rodeiam o vegetarianismo (entre eles o do cálcio, ferro e as proteínas).

Conhecimento é poder.

2-PENSE!
Pense nos animais. Pense em seu corpo. Pense na Terra. Considere o impacto de sua alimentação escolhida e preferida sobre os que lhe estão próximos e o mundo. Lembre-se: “somos o que comemos”. Entre a ação e reação temos o poder de decisão!

3-FALE!
Converse com vegetarianos. Fale com os que não seguem esse tipo de alimentação. Faça perguntas. Compartilhe suas inquietudes. Comece a conviver com vegetarianos. Visite sítios-web vegetarianos. Participe de movimentos e campanhas à favor e contra. Mas observe atentamente a atmosfera destes ambientes.

4-PONHA METAS!
Faça de tudo isso um jogo. Aposte com seu amigo que Você pode ficar um mês sem pisar num “McDonald’s, KFC, Bob´s, ou qualquer outro local de comida ráida.
Ou aposte que você pode ficar duas semanas sem churrascos.
Quando ganhar a aposta, comemore. Só de você depende que seu compromisso com o vegetarianismo avance. A decisão é uma escolha pessoal. São desafios que entusiasmam.

5-COZINHE!
A cozinha vegetariana representa um mundo novo e desafiante. Faça cursos de culinária vegetariana. Leia livros e revistas sobre o assunto. Prove receitas novas. Seja criativo. Se divirta experimentando. Comprove que as comidas sem carne não só são possíveis, mas ilimitadas.

Aprenda a fazer pão integral na casa de alguém.
Faça adaptações às receitas tradicionais, substituindo carnes por elementos vegetais, como por exemplo na comida japonesa o salmão por cenoura, e outros legumes.
Experimente temperos novos cozinhando com ervas aromáticas.

6-DESFRUTE!
Faça com que o seu horário de refeição seja especial. Mastigue bem os alimentos, saboreie bem cada porção. Comparta sua comida com outros. Na hora da refeição, toda a energia da natureza está para servir a um propósito de vida, em você.

7-ESCUTA!
Trate de estar sempre alerta às necessidades do seu organismo. Descanse quando estiver cansado. Coma quando tiver fome. Beba água com estiver com sede. Evite de beber e comer junto nas principais refeições. Preste atenção ao seu corpo – irá descobrir que aquela sensação de “peso” logo após a refeição, aos poucos irá desaparecendo. Os alimentos vegetarianos não só lhe fazem sentir bem, como lhe dão energia para o quotidiano de sua vida. Respeita seu corpo. Perceba a conexão daquilo que lhe dá e o que recebe de volta.

8-EXPERIMENTA!
Faça mudanças em seu estilo de vida. Explore as dietas macrobióticas, crudívoras, ovo-lacto-vegetariana, alimentos orgânicos sem carnes. Visite restaurantes e lojas de comida vegetariana. Descubra a cozinha de outros países. Pratique novas modalidades de esporte. Conheça e experimente o Yoga, o Pilates... Investigue o mundo da liberação animal. Agora que deixou de comê-los descubra novas formas de ajudar aos animais. Veja quais são seus interesses. Faça novas amizades em um âmbito cada vez mais saudável.

9-PREPARE-SE!
É quase certo que encontraras resistência por parte de sua família e grupo de amigos. Se prepare para enfrentá-los amistosamente com sabedoria sem criar problemas. Lembre-se que é difícil questionar as “comidas tradicionais”, porém seja forte. Confie em Você mesmo e no que descobriu. Prepare-se para perguntas, tais como: “As plantas não são por acaso seres vivos”? “Não se extinguiriam os animais criados em granjas, se todos fossem vegetarianos”? Examina suas dúvidas e contesta-as: Estou ingerindo suficientemente vitaminas? Estou fazendo o que é melhor para mim? Relaxe. Fale com seus amigos e com os que têm mais experiência em alimentação saudável. Procure ler livros novos. Se tropeçar, levanta e aprende com seus erros. Depois você será um ponto de referência para elas.
Assuma a responsabilidade pela sua saúde.

10-CELEBRE!
Marque o dia no qual deixou de ingerir carne, seja da terra, do mar e do ar e celebra esse dia. Renove sempre a sua decisão, quer ela seja por um estilo de vida, uma religião ou apenas uma escolha saudável. Saúde!



Ame a vida, seja vegetariano!



Visite o site (http://www.haztevegetariano.com/)

Um comentário:

  1. Boas dicas, eu já sou vegetariana há muitos anos, mas ainda me deparo com alguns questionamentos.

    ResponderExcluir